Namoro Cristão

imagem.jpg

Segue abaixo um tópico um pouco polêmico sobre o tema “NAMORO CRSTÃO”.

Avisamos que o texto não reflete uma opinião nossa. É apenas uma proposta para discussão segundo a palavra de Deus.

Caso você queira expressar sua opinião sobre, basta acessar; http://www.geracaobenjamim.com OU NESTE BLOG NO ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS. https://arenalavras.wordpress.com

Um abraço

http://www.arenalavras.com.br

CONFIRA!!

Pastor Jeff,
Estou gostando de uma pessoa. Nunca imaginei que isso aconteceria, mas, já aconteceu. Ele é muuuuito espiritual e quer namorar comigo. O que eu devo fazer? Claro que não vamos nos beijar antes de casar… Senão um selinho. Mas, qual o seu conselho em relação a namorar? Eu devo?
Assina: Confusa
_________________________________________________________________________

Resposta do

Pr. Jeff Fromholz

Então, por necessidade, abordarei esse assunto de uma vez por todas. Sendo pessoas racionais, quero te levar a ser racional comigo. Muitos me culpam de falar coisas sem pensar direito: “Como é?”

Então racionais, “Quem criou namoro?” Quem estava por trás dessa idéia podre que tem levado mais do que 50% dos nossos jovens a perder sua virgindade dentro da igreja? Eu acho que é mais que óbvio que não podemos culpar Deus por essa aberração. Foi o diabo. O diabo criou o namoro para dar oportunidade aos jovens de curtirem coisas do casamento sem se casarem.

Antes de gritar algo de que você precisará pedir perdão de Deus depois, me escute. Em primeiro lugar, não existe namoro na Bíblia. Viajando pelo nosso lindo país, tenho falado e desafiado milhares de jovens a me mostrarem o namoro na Bíblia e, até agora, nada. Por que? Porque não está lá. Outra coisa: o que rola no namoro? Beijos, beijos e mais beijos. E “só beijos” é por pouco tempo, porque existe muito mais além dos lábios que o corpo começa a pedir. Tá ligado?

É a mesma coisa quando você compra um sorvete e tira a embalagem. Antes de comer o sorvete, você percebe que há um pouco de chocolate que ficou na embalagem e, antes de jogá-la fora, você lhe dá uma lambida para não estragar nada. Mas, quem vai parar por aí? Quem deixará o sorvete estragar estando contente por ter lambido o chocolate na embalagem? Ninguém. É ridículo pensar assim. Especialmente depois de provar um pedaço. É muito difícil não querer provar o resto.

E isso é o que acontece no namoro. Você prova o chocolate que ficou na embalagem e vai desejar o resto. Não me fale diferente, não sou burro. O problema é que não era para você estar tirando a embalagem, porque você nem comprou o sorvete. Você simplesmente pegou do freezer dos pais da pessoa, e isso sem permissão. “Oh! Você pediu permissão aos pais dela?” Permissão pra que? Permissão para beijar e traçar a língua com a filha deles? Permissão pra passar a mão nos seios dela? Permissão para…? Está entendendo?

A maioria dos pais, se parasse tempo suficiente para enxergar aonde estão os seus filhos nesse negócio de namoro, pensaria em matar alguém pela primeira vez em sua vida.

Vamos ser honestos, o que acontece no namoro, “Namoro Cristão” (que na verdade não existe!), é bem menos do que santo. Tudo rola por lá e todos nós sabemos que essa é a verdade. Não existe “Namoro Cristão” e não existe “Pecado Cristão”! “O que a luz tem a ver com as trevas?” “O que Deus tem a ver com o diabo?” “O que namoro tem a ver com os Cristãos?”

NADA!

Isso talvez seja uma surpresa para muitos, mas, você não precisa namorar para casar. Eu casei com a minha esposa sem namorar. Fiz amizade com ela e, por um ano e meio, fiquei atento em tudo o que ela fazia e falava. Depois desse tempo, eu sabia que ela era exatamente o que eu queria numa esposa. Daí, a pedi em casamento. Sorte minha que ela aceitou. Noivamos e casamos. Em junho de 2004 celebraremos 13 anos de casados. WOW!

O melhor jeito de determinar com quem você vai casar é através da amizade. É muito mais seguro e muito mais real. Há muito engano que rola no namoro. Pessoas falam coisas que não são a verdade para agradar o outro ou não falam a verdade para evitar uma briga; tudo engano para não perder o outro. Mas, no casamento, pode esquecer a idéia de alguém segurar a língua ou fingir. Por que? Porque não há aquele medo de perder o outro, já estão casados. E por isso ouvimos muitos falando, “Eu não sei o que aconteceu… ele (a) era diferente antes de casar”. É o chamado engano, meu querido. Na amizade, as pessoas falam o que é e como é, porque você não a perde sendo honesto com seus sentidos.

Amizade é o caminho de conhecer e decidir com quem você vai casar. Sem beijo, nem selinho. Diga-me, qual é a diferença entre “selinho” e “selão”? A quantidade de saliva trocada? Beijo é beijo. Não há selinho santo entre um casal antes de casar. Você ainda está tentando provar algo que não é para ser provado antes de casar.

Só para lembrar, não existe “sexinho” também. Vamos andar em santidade e parar de procurar meios de curtir o que não é para ser curtido.

Tem muitos que nesse ponto vão falar, “Oh, isso é a corte?” Sim e não. Na próxima e-pístola, eu vou abordar essa tal coisa chamada “corte” que tem virado mais uma desculpa para os jovens namorarem, com um lindo nome, que na verdade está sendo abusado tanto quanto o namoro. Nomes não me impressionam. O que me impressiona é uma geração que sabe quem ela é e sabe do preço para ser usada e ungida, e por isso determina-se em andar longe do pecado, não somente em palavras, mas em ações também. E esta é a sua geração!

2 Timóteo 2:22, “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”

Romanos 6:12; “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões.”

Deus te abençoe!

Pr. Jeff Fromholz

www.geracaobenjamim.com

 

~ por rafaelvictor em novembro 14, 2007.

40 Respostas to “Namoro Cristão”

  1. Realmente, concordo com tudo o que foi dito pelo Pr. Jeff Fromholz.

    São palavras dificieis de ser compreendidas, é algo muito pesado para muitos jovens.

    Porém, apesar de concordar… não significa que aceito está tese totalmente. Afinal na biblia não existe namoro, correto.., porém vamos entender a história.

    No tempo antigo como era o casamento?
    As mulheres eram praticamente compradas dos pais por bons maridos. ALém do que elas casavam muito cedo, sempre se percebia uma grande diferença de idade entre homem e mulher.

    Nossa sociedade evolui, não podemos achar q as coisas seriam sempre assim, no tempo antigo a mulher não escolia com quem casar, era praticamente obrigada, para não dizer vendida.

    Admiro quem consegue ir direto para o casamento sem o namoro, admiro o testemunho do pastor. Porém isso foi com a atual esposa dele.

    Mas deixo uma coisa aqui, o Diabo não cria nada. O Diabo não pode criar as coisas, o namoro foi criado por nós mesmos. E se o namoro está assim hoje em dia, é culpa nossa… por darmos ouvidos ao Diabo nos tentando.

    Não vamos pensar na Biblia como exemplo de sociedade, pois até mesmo dentro dela houve mudanças… a mulher só começou a ser valorizada com a vinda de Jesus.

    A Biblia é nossa base de fé… e se ela não fala de namoro, ela também não o condena… vamos ver o que ela realmente condena.

  2. Pr. Jeff, graça e paz!
    Nota Dez, concordo plenamente, pois muitos Pastores e líderes tem medo de orientar seus jovens dentro da verdade como foi ensinado pelo Senhor(Pr. Jeff).
    Que Deus te abençoe.

  3. quero saber pq? as pessoas q espera no senhor o namoro sao os q mas fica so ou seja pra titia

  4. Muitas vezes, por mais que sejamos fieis a Deus, somos tentados pelo inimigo a fazer tudo aquilo que desagrada a Deus, ou seja, pecar contra Deus. Porém, somos realmente tentado por sermos separados por Deus par servi-lo nesse mundo, e Inimigo sabe disso e sabe que ja é um perdedor e que seu lugar é num lago de fogo e enchofre e por isso quer levar o maximo de almas com ele para esse lugar e usa de todas as armas e artimanhas para conseguir isso e a relação no namoro ou no casamento é um dos mu9itos alvos que ele tem em nossa vida pois sabe que ali somos mais vulneraveis. Eu sou sim a favor do namoro na igreja, mas tudo em nossas vida, e não somente o namoro, tem que ser entregue nas mãos de Deus pois Ele é quem cuidara de tudo, nos dando força para lutarmos contra as ivestidas do inimigo que faz de tudo para estragar o que Deus abençoa e tirar nossa santidade.
    Então antes de comoçar um namoro com uma pessoa que viu que pode ser um(a) bom(a) companheiro(a) para voçê, entregue essa decisão para Deus que fará o que é melhor para vc, eu falo isso por testemunho própio, eu ja sofri muito por me entregar as vontades da minha carne sendo um servo de Deus e aprendi que “buscar o reino de Deus em primeiro lugar e fazer sua justiça” as outras coisas nos serãoi acrescentadas. É dificil, é doloroso, mais há mais prazer e alegria quando fazemos as coisas sob a orientação de Deus e recebemos Dele as virtudes e graças que faz de nos diferentes e separados. Acredite, seja fiel, peça forças a Ele e Ele te dará fé e coragem para ser um servo fiel em toda e qualquer aréa de sua vida naum só na sentimental…
    “…Não somos snatos lutando contra o pecado, mas pecaDORES LUTANDO para ser santos”

  5. bem… acho q o que vc falo pastor tem muitas coisa verdadeiras mais vc não deve globalizar todos os namoros vc acha q todo namoro é uma putaria se vc ach vc está errado existe pessoas que horam a DEUS EM TUDO O QUE ELAS ESTÃO ENVOLVIDAS !! SEI QUE MUITOS JOVENS NA IGREJA ACABÃO NA MORTE ESPIRITUAL POR CAUSA DISSO.ACHOQUE O COMPROMISSO COM O SENHOR VEM DO CARÁTER DA PESSOA DEZ DO TEMPO DE NOVO CONVERTIDO SE TODOS ESTIVESSEM NO ALVO E NO CAMINHO ESTARIAM EM PAZ !!!

  6. bom, paz a todos!

    este tema é alvo de grandes contradiçoes,e tambem se falando de jovens é algo que se preciza ser tratado com muita atenção pelas igrejas pois, por muitas vezes é negligenciado,ou não ensinado pelos pastores e por fim acaba fazendo com que muitos jovens sigam seus proprios caminhos.Deus tem algo maravilhos para cada area de nossa vidas seja ela ministérial,financeira,profissional e… .

    quando se fala de namoro,falasse de algo que surgiu no seculo 20,se perguntar-mos aos nossos avos ou nossos bisavos eles irão contatar isso que no seculo 19 não existia namoro isso nem no “mundo”.então muito menos na bblia se encontrará namoro,isso claro dentro dos principios de Deus pois se voce procurar na biblia encontrará relacionamentos que não se encaixavão dentro daquilo que Deus designou,por exemplo o relacionamnto de sansão e dalila.

    Agora falando sobre experiencia propria o namoro é realmente semelhante a uma moeda exixte dois lados,ou voce se casa ou voce termina e sai todo ferido.já namorei e terminei e percebi que é algo que voce deve pensar muito,tenho certeza que Deus pode trabalahr muito na sua vida usando cada situação e acontece e uma delas pode ser o namoro.É o que o pastor falaou lá em cima é muito verdade de voce dar uam lambida no sorvete e não se contentar e cada vez querer mais,porém vejo que cada um é cada um,cada um pode ter sua experiencia em relação a namoro, o que não pode é ver adolesdcentes que não tem a minima maturidade estar se beijando e tudo mais, creio que esses adolescentes não devem ser criticados mas serem argüidos no amor pois o namoro mais do que o envolvimento físico existe o envolvimento emocional que para uns é facil de ser superado mas para outros é algo realmente que pode ser algo que afaste de Deus.

    concluindo,creio que Deus tem o melhor,e se voce permitir Ele pode fazer de sua historia romantica algo verdadeiramente digna de um filme,gostaria de deixar algumas frses que são muito importantes pra mim, e que o Espirito Santo possa falar atraves delas.

    “guardar o coração”- não achar que todo mundo pode ser a pessoa da sua vida,e não sair abrindo o coração para todos que aparentam ser especial.

    “o tempo é um presente de Deus”- essa frase é d+ foi proferida no retiro de jovens deste ano, e eu percebo que exite grande ansiedade nos jovens para ter alguem,e o tempo parece uma desgraça e quand alguem fala tem que esperar parece que da vontade de pegar a pessoa e falar algumas coisas pra ela, mas cerio que quando entendermos no coração aestá frase que o tempo é um presente de Deus para nós tudo será mais facil.Muitos jovens querem namorar mas não tem uma bicicleta,meu irmão acha que a menina vai querer um raaz que só tem uma bike pra oferecer,não tem visão de futuro,não quer estudar,cara DEUS faz as coisas com muita sabedoria e se voce quiser estar na vontade dele comece pelo começo, trabalhe, estude tem visão, sonhe alto,sonhe em ser uma pesoa que tem dinheiro isso não é pecado,lute pelos sonhos de Deus,busque saber qual é o seu chamado específico aqui na terra pra que voce está aqui para ser um apostolo,um profeta, um mestre,um evangelista, Deus a 3 anos atra me disse ” cuida dos teus negocios la fora apronta a lavoura no campo e depois vai e edifica a tua casa” acho que a palavra de Deus basta.

    “Deus não tem uma pessoa,Deus tem um plano”– se voce não souber qual é o plano de Deus pra sua vida fica dificil saber com quem voce vai se casar,Deus tem algo pra realizar atraves do casal,não queira estragar os planos de Deus.

    “es meu amigo e meu Senhor”– isso é parte de uma canção do ministério filhos do homem, e atraves disso quero dizer que se voce tem algo no teu coração,talvez voce se intereçou por alguem isso pelo que eu sei pode ser normal,se voce se interessou por alguem meu irmão Jesus é teu amigo voce pode contar tudo pra Ele sem medo do que Ele vai pensar Ele é teu amigo Ele te entende,mas não se esquça que Jesus tambem é o teu Senhor e só Ele pode disernir se o que voce sente é algo correto ou não deixe Jesus fazer parte da tua história matrimonial.

    agora realmente para concluir,eheheh creio que ser solteiro existe muitas vatangens voce pode sair viajar conhecer outrso lugares outras culturas,voce pode estudar,voce pode ser varios amigos conhecer mais profundamente teu irmão de igreja,sem ter aquela preocupação de arrumar alguem,nossa vida é dividida em fases e feleiz do homem que consegue disernir cada fase e viver com alegria cada fase,porque como deve ser triste voce estar casado e perceber que não viveu como era pra viver a fase de estar solteiro,sem preocupaçoes com a casa,com os filhos, com as contas a pagar,Deus abençoe e nos ensine a viver o melhor Dele para cada etapa de nossa vida aqui, e que alis está se encerrando, porque Jesus está as portas pra buscar a sua igreja huhummmmmmmm.

    falw um abraço a todos que conseguram ler tudo,e quem não conseguiu tambem.

  7. creio que nao devemos arrumar desculpas para pecar… mas buscar ao máximo tudo aquilo que nos aproxima cada vez mais do Senhor.. é preciso crer que tudo aquilo que renunciarmos só nos aproximará mais do melhor de Deus a nossas vidas, e um relacionamento saudavel em santidae nos trará frutos de bençaos no casamento e é isso que Deus tem p/ nós.. li namoro,biscoitos e problema. admiro muito o pastor jeff em espor sua vida para que outros nao sofram o mesmo que ele por achar que as coisas sao normal..

  8. Olá
    A paz do Senhor
    tenho 19 anos sou levita e estou enteresado numa mulher tambem levita da mesma igreja,
    Mas ela tem 34 anos!
    O que voçe me diz, devo arisca o namoro ou busco de DEUS para me mostra outra pessoa?

  9. Adimiro o que o Pastor pode expressar e em sua experiencia, mas o que fico triste é em momento algum ele cita que aquele que realmente aceita Jesus como unico Salvador tem uam transformação de vida e ai vai poder seguir os conselhos de Jesus, dos apostolos e viver uma vida de santidade. Fico triste em ver uma Pator julgando todos como sendo ele apenaso dono da verdade, acredito que se Deus f~ez homem-mulher, ele os fêz para se unirem e viverem uma só carne, então ele mesmo disse que quando pediu a esposas em casamento ele noivou então ……
    Quero ressaltar que aquele que sabe dicernir as coisas, como Paulo disse: !”Todas as coisas me são licitas mas nem todas me convem”, vai ppder curtir sua namorada, estabelecendo limites em nome de Jesus, guarndado todas as paixões para quando se tornarem uma só carne, e viverão a amizade e vão se baijar, dar selinho, selão, mas como pessoas que como o proprio Deus definiu a respeito do homem;
    “Ele dominará sobre todas as coisas” entende Pastor Sobre todas as coisas, acredito que a sua fé e sua converesão não seria suficiente para dominar as astutas ciladas do diabo, por isso o Sr. tinha medo dde enfrentar de frente um namoro.
    Jovens antes de namorar, dobrem os joelhos e entreguem a Deus a pessoa que voce imagina que seria sua cara metade, e Deus vai responder se ela será, pois este Deus é maravilhoso.

  10. olá! tenho 24 anos e 4 anos e meio de convertida, já havia comentado anteriormente, mas como vejo que este assunto gera muitas dúvidas no coraçao da maioria dos jovens, quero enfatizar que acima de tudo sempre devemos buscar direçao de Deus em todas as coisas, e nesse assunto não seria diferente, afinal é uma definiçao para o resto de nossas vidas, nao algo qualquer que poderá ser disfeito no momento em que acharmos que não da mais, casamento é para toda vida, amei a frase do rodrigo Deus não tem uma pessoa, Deus tem um plano e o tempo um presente de Deus… é a pura verdade, se Deus tem um plano, tem o tempo para o cumprimento desse plano, então por que não esperar, a espera parece longa, mas é preciso saber que o tempo é aperfeiçoamento para que não estraguemos a promessa. Creio nos planos e promessas de Deus, pois depois de quase 5 anos de convertida, esperando no Senhor estou conhecendo um rapaz, faz 2 meses que entramos num compromisso de AMIZADE ESPECIAL, assim que chamamos, e realmente é especial mesmo, sei que não foi de qualquer geito oravamos um pelo outro quase 1 ano, sem nenhum saber da outra parte, e no tempo de confirmaçao do Senhor iniciamos nossa amizade…

  11. é um tempo de oraçao conjunta, busca de Deus para um futuro casamento, conhecimento de qualidades e defeitos, e só quem vive isso pode crer no que Deus pode fazer, por isso quero compartilhar, pois assim como tem acontecido comigo, sei que Deus tem um plano para cada pessoa em individual, mas creia, busque de Deus, se coloque em posiçao de preparaçao parara um relacionamento, pessa a Deus que o prepare, trate o que precisa ser tratado para receber o melhor do Senhor, não fique parado achando que Deus esqueceu de você, mas creia. lembre-se Deus promete, busque em primeiro lugar o meu reino e TODAS as coias serao acrecentadas, e nosso Deus não mente, ele sempre cumpre. Não olhe ao seu redor para o que os outros estao fazendo, mas busque a Santidade de Deus e saiba que Deus tem o exelente para nos. Espero mais adiante compartilhar sobre meu casamento, e que meu testemunho possa edificar sua vida.. um grande abraço a todos Deus os abençoe

  12. OBS: é preciso ler meu comentário 10 e 11 para entender…

  13. A Paz.
    Gostaria de saber quando sera respondida minha pergunta!
    comentario 8!
    See you later!

  14. Olá, eu acredito q o “namoro” não seja pecado, mas sim o que vc faz no namoro e o que vc faz do namoro.
    O que vc faz no namoro, implica nas suas atitudes no namoro, um namoro cristão é bem diferente de um namoro comum. Namorados cristãos não podem levar uma rotinA Como namorados comuns, tipo: ficarem juntos sozinhos por muito tempo, darem beijos prolongados demais, enfim saber discernir seus limites. “não atear fogo” assim como se diz em Prov para não ficarmos abrasados.
    E o que vc faz do namoro é em que lugar na sua vida seu namoro ocupa, pois muitos jovens fazem do namoro o centro de sua vida, 1º tem que vir a Deus, 2º a familia e 3º o namoro e amigos, não que devamos menosprezar o namorado(a) mas saber dividir bem nossos momentos, e alem disso o namorado(a) tem que ser amigo 1º.
    E antes de iniciar um namoro devemos coloca-lo diante de Deus, para saber se é realmente da vontade Dele.
    Pedido direcionamento de Deus é mais fácil de não entrar em uma roubada!

  15. eu realmente no namoro Cristão,em nossa igreja nós chamamos de corte mas de toda forma acredito sim nessa forma de namoro.estamos semdo preparados para um avivamento etemos que andar em santidade e o mundo oferece muitas formas de pecar e o namoro mundano esta banalizando o sexo algo que Deus constituiu em legalidade no casamento, temos que ser diferente do mundo, andar em contramão. paz seja com vcs!.

  16. Concordo com a tese apresentada pelo Pr. no seguinte aspecto: Que nao se deve fantasiar as coisas, ou seja e impossivel um namoro, que nao haja um beijinho, um abraco, ou ate outras coisas mais quentes; Mas deve-se ter um equilibrio para nao radicalizar totalmente o namoro, deve-se
    orientar os jovens, quanto aos cuidados que devem ter neste
    periodo, que e de conhecimentos entre eles, conheco
    pessoas nao evangelicas, vizinhos, que na juventude tiveram
    um exelente namoro, orientado e com a bencaos dos pais, sempre na casa, e que se casaram e hoje vivem super bem.
    Deve fazer entender os jovens qual o verdadeiro significado do namoro, que e o conhecimento e convivio social, familiar e amigavel, que sao o primeiro degrau para um relacionamento, e que jesus deve ser o centro de tudo, tenho fe nos jovens, e acredito que ainda existem muitos jovens tememntes a Deus, e que com certeza nao escandalizarao a palavra de Deus, e nem envergonharao seus pais,serao felizes e colheraos bons frutos no casamento, das boas sementes plantadas no namoro. RADICALIZAR TOTAL acho que nem Jesus faz isso……………………. o lema de jesus e ajudar os jovens . O apostolo joao disse: Vois jovens sois fortes…………………….. Jovens sois fortes e ja vencestes o maligno.

  17. Concordo com o pastor pois a polemica e muito grande em torno disto principalmente no beijo de ligua, onde a porta e grande para o sexo e a sensualidade.

  18. SÓ VO BEIJAR QUANDO NO DIA DO MEU CASAMENTO OUVIR: AGORA PODE BEIJAR A NOIVA!!!

  19. Acredito que em tudo temos que descansar em Deus, como já foi falado, saber esperar é a melhor coisa a ser feita, pois Deus conhece o que é melhor para nós melhor que nós mesmos. Muitos jovens começam a namorar para suprir suas carências e um namorado nunca vai suprir essas carencias que somente Deus pode suprir, isso tem estar no coração de cada um, e declarar que confia em Deus, pois a nossa a alegria não esta no casamento, apesar de ser o plano de Deus, independente disso Deus supre tudo em nos e nos faz muito felizes se descansarmos n’Ele! O namoro tem que ser uma fase leve onde um vai avaliar outro,pois a decisão de se casar e muito seria, por isso devemos analisar como ele trata os pais, como é o carater dele,o quanto ele tem buscado a Deus…aprendi que pegar na mao pode ser pecado dependendo de sua intenção, um beijo pode ser pecado ou não, se vc o faz para honrar seu namorado e isso nao os faz pecar, é pq nao é pecado,mas avalie seu coração e suas intençoes, carinho é importante mas quando se quer honrar a pessoa amada, Deus diz que se vinga dequele que defrauda uma filha d’Ele! as meninas tem que tomar cuidado com as caricias que fazem pois os homens são como um vulcao que logo entra em erupção, e as meninas são como um fogao a lenha, demora pra esquentar, mas quando esquenta permanece constante, por isso cabe a nos dizer nao antes que esquente muito,pois depois nao conseguiremos dizer não! é saber fugir das tentaçoes, assim honrraremos a Deus,que é claro tem que ser o centro do namoro, como ja foi falado se vc esperimenta um pouco vai querer mais, porisso fujam com jose fugiu da tentação, tambem devemos fugir, e sempre num namoro tem que haver dialogo, e leitura da palavra, pois so assim terao um casamento edificado na Rocha

  20. pastor, meu namoro é uma benção totalmetne na paz,minha familia gosta dele e a dele gosta de mim.. nós damos muito bem,estamos bem espiritualmente. mas de uma hora pra outra ele chegou pra mim e disse que não sabia o que senti mais por mim, e enm pelo nosso namoro, disse que estava muito confuso mas não quer acabar pois não sabe o que sente se é amor por mim, ou um sentimento de irmã em cristo… eu fiquei arasada pois tomei um susto, nunca imaginei isso pois ele nunca me dava motivos pra pensar isso sobre ele. queria ouvir a opinão de voces.

  21. apaz pastor?? eu concorduh axo q namoro é sóh pra tira a virgindade dos jovens!!! minha irmão ingravidoh e teve q casar!!!! uashaushuhs… eu sou filha de pastorrr!!!!

    mais isso nao vem ao caso!!! rsrs eu axo q tds deveriam fazer a corte para conheser melhor mts jovens c casam sem nem conheser a pessoa direitu só vai ver qm é depois q caso!!! pq invez d conheser fika só bj! c tds fizesem a corte os jovens teriam mais intimidade com deus e escontrariaaa pessoa certaaa!!!!

    em pastor namorar com pessoa d outra denominação é pecadoh?

  22. A PAZ DO SENHOR,PASTOR JEFF!

    HÁ MUITO TEMPO ESTOU UM POUCO CONFUSA E PREOCUPADA A RESPEITO DO NAMORO.FICO ME PERGUNTANDO SE É OU NÃO PECADO BEIJAR.PRECISO DE CONSELHOS E ME SINTO MUITO SÓ.JÁ NAMORO UM RAPAZ CRENTE,QUE É BEM COMPORTADO.EU QUERO MUITO ME CASAR COM ELE.SINTO QUE PODEMOS ESTAR PECANDO POR NOS BEIJARMOS.O QUE DEVO FAZER? ME AJUDE POR FAVOR.

  23. Estou em oração por uma pessoa que quero muito ter de volta , hoje eu sei que Deus prepara tudo ao seu tempo. As vezes passa por minha cabeça se é mesmo ésta pessoa que Deus está preparando pra minha vida . E tambem penso que Deus vai me enviar um grande amor pra minha vida , onde eu possa juntos levar a palavra a todos e mostrar o quando Deus é tremendo .

  24. sou um critao fiel a deus meu tel;84345096

  25. Eu conheci uma pessoa muito especial,e nos gostamos muito, mas ele é mais novo que eu cinco anos,será que a diferença de idade dele eu posso entender que não é ele o meu “Isaque” ou que pode ser ele sim,e eu terei que esperar? nós dois desejamos muito nos casar mas só que não temos condições ainda.Como podemos fazer pra manter essa “relação” em cristo mesmo antes mesmo de se casar? pq ambos ja sabem dos sentimento que existem.

  26. Paz do Senhor a todos!

    Namorar… me converti em 2002, já era casado e fico pensando se tivesse crescido na igreja, como seria meu “primeiro namoro”? Concordo com o pastor qdo diz que a proximidade gera curiosidade, que no caso, é a concupisciência da carne. Porém, conheço pessoas da igreja que congrego, na verdade 1 irmão (apenas) que desfez seu namoro porque sua namorada queria ter relações sexuais com ele. PERGUNTO: Quem, no lugar dele, faria isso? Eu faria isso? Eu creio que o namoro é de Deus sim, mas o homem acaba estragando tudo! Se o namoro fosse do diabo, porque há o pecado, a instituição chamada igreja também seria. Porque? Porque hoje no mundo existem mais de 35.000 religiões… A´Bíblia possui 31 mil e poucos versículos… é mais de 1 religião por versículo!!!! O diabo é uma grande máquina de xerox, e muito mal feita ainda por cima!! Porque copia as coisas que Deus cria e distorce para o seu prazer… para destruir aqueles que não vigiam… Cada um conhece os seus limites. Cada um sabe até onde pode ir… então, use o seu LIVRE ARBÍTRIO corretamente, ô crente!!!

  27. Olha tipo eu em certa parte concordo com oq foi dito,., mas eu fico me perguntando e quem perdeu a virgindade antes de conhecer Jesus? Como e o caso d muitos jovens, a pessoa nao tem culpa disso pois nao sabia, nao tinha noçao do q ela estava fazendo, q estava comentendo um pecado tao grave,.,
    E muito dificil pra alguem q fazia sexo constantemente, deixa d uma hora para outra, isso ninguem pode negar,.,
    oq as pessoa devem fazer nesse problema? Por isso eu axo q cada um tem q responder pelo seus atos para Deus, e se ta pecando Deus seb porque, vai faze oq? N a biblia eu nunka vi nada q falasse sobre isso, so de perder a virgindade dentro d uma igreja conhecendo a Deus, portanto axo q quem nao cnhecia Jesus antes, nao esta cometendo um erro tao grave assim,.,

  28. em maio de 2008 no artigo 18 quando comentei neste site falei que só
    iria beijar no dia do casamento… algumas coisas mudaram e decidi nao esperar mais… o Senhor tratou muitas coisas em minha vida atraves dessa decisao e entendi que nao é somente o beijar que faz com que vc venha a pecar mas
    intençoes do seu coração e visões erradas de determinados assuntos podem o levar a pecar tambem.. por isso devemos buscar sempre a direção de Deus p/ que não venhamos a nos precipitar em palavras.. por esse motivo pesso perdão
    a todos que leram meu comentário anterior.. por não ter cumprido com ele.. mas estou muito feliz, o Senhor tem abençoado a cada dia meu relacionamento e logo começaremos os preparativos p/ o casamento..

  29. Pr. Jeff, eu me achava muito radical, mas depois de ver sua opinião sobre namoro Cristão pude perceber que não sou tanto assim.
    É bem certo que as pessoas cometem muitas insanidades nessa história de namoro cristão. No entanto vale a pena lembrar de uma coisa chamada “cosciência cristã” que é o fato de a pessoa saber reconhecer a grandeza e a mejestade do Senhor.
    Fazendo uso da mesma uma pessoa pode assumir qualquer compromisso perante Deus, e assim sendo um jovem verdadeiramente cristão que possui uma consciência cristã tem em Cristo a capacidade de com responsabilidade assumir um “namoro cristão”. Tenho 16 anos a assumi tal compromisso, venho dizer ao senhor que na palavra de Deus não há nenhum texto que fale a respeito de namoro, mas ainda não encontrei nenhum texto que diz a respeito de uma pessoa não poder dar início a um relacionamento que provável e consequentemente vai originar um noivado e um futuro casamento, também não encontrei nenhum mandamento que que afirme “não namorarás!” Digo-lhe que no namoro que Deus me permitiu ter, pois eu orei pedindo orientação a Ele, com aquela que tanto amo as vontades de satisfazer os desejos carnais caem por terra conforme a palavra de Deus que diz que havemos de matar nossos desejos carnais (Cl 3:5) e por isso nesse namoro não existem aquelas coisas que vossa senhoria afirmou, deixe-me refrescar sua memória, …passar as mãos nos seios dela, permissão para…, o senhor lembra?
    Se porventura os jovens perdem a virgendade dentro da igreja é porque não estão dando ouvidos a palavra de Deus e não simplesmente por conta do namoro que assumiram, se bem que esse fato também proporcionou ao jovem o acesso para praticar tal ato, mas mesmo que ele não estivesse namorando e quizesse satisfazer seus desejos carnais ele poderia arrumar uma companheira em qualquer outro lugar.
    Namorar não deve ser proibido para os Cristãos, no entando deve ter a autorização dos pais, pois eles conhecem um pouco de seus filhos, e do pastor, pois ele saberá se a sua ovelha será capaz ou não de cumprir com a lei de Deus colocando-o em primeiro lugar nesse namoro e assim não se deixando ser levado pelos seus impulsos carneis. Não devemos simplesmente fazer um julgamento sem maturidade a respeito do “namoro cristão”. As pessoas que verdadeiramente estão em Cristo e possuem um pastor que realmente é usado por Deus para orienta-las jamais perderiam a virgendade dentro da igreja e antes do casamente, porém, se isso ocorre o defeito está no desatentamento a palavra de Deus, na falta de edificação na presença do Senhor e na maneira como a palavra está sendo transmitida, pois as pessoas erram ao transmitir a palavra de Deus quando não a conhecem, pois o Senhor ajuda e enche a boca dos esforçados e não dos despreparados.

    Se possível Pr. entre em contato comigo, o meu e-mail é o seguinte (helly_nobrega@hotmail.com) e assim poderemos conversar um pouco mais.
    Um Texto para sua meditação (1Ts 5:17).

  30. Ao rapaz da pergunta 8: caia fora. Nao sei o que te atrai nessa moça, deve ser porque ela é bonita e legal… Bom. Arranja uma moça da tua idade, ou pouco mais nova. Cabeça de homem novo e de mulher madura não batem!!! E voce pensa q casamento vai ter sexo? Cuidado, que vc se decepciona… Se vc fosse uma mocinha de 19 e ela fosse um homem, eu diria pra tentarem, porque é fato notório que uma menina de 19 anos é uma mulher (na maioria dos casos, minha ex- tinha 30 e cerebro de 4 as vezes…) e um menino de 19, é… bem, um menino (na maioria dos casos, sem generalizar, ok???). Depois, tem a questao financeira… O sr. tem emprego? tem formação ou capacidade financeira para sustentar sozinho uma familia? Nao é que sua esposa nao va trabalhar, mas 2 pilares sustentam melhor q 1…Entao, pensa bem no que vai fazer, de repente da certo e vcs vivem felizes para sempre, mas não é isso que eu costumo ver… Pecado não é, mas reflita sobre o que te atrai nela e pelo que vc a atrai, se é que isso ocorre… Leia Salmo 37:4-5 e não faça nenhuma bobagem… Fique na Paz e na Graça.

  31. Ah… Deixa eu melhorar um pouco… Eu quis dizer q casamento não é SO sexo…

  32. bem … Primeiramente a paz a todos amados !
    eu tenho 16 anos e pouco tempo de convertida , sou uma jovem que já cometeu muitos pecados graves sem ter idéia
    do que eu estava fazendo , mas hoje eu conheço a Jesus e
    sei oque honra a Deus !
    E eu conheci um rapaz da minha idade na igreja , ficamos amigos e ainda somos , mas descobrimos que nos gostamos muito e estamos em oração buscando a vontade de Deus …
    Ele amadureceu muito depois te ter me conhecido , e nós
    tomamos uma decisão perante ao Senhor de que vamos nos conhecer e buscar sempre a vontade de Deus , ainda não estamos prontos para um namoro , mas cremos que irá acontecer e que iremos nos casar se Deus quiser , e durante o namoro , teremos plena consciência e nossos limites , não faremos nada que desonre a Deus , queremos colher bons frutos no futuro !

  33. Pastor Jeff!!! Gostaria de pedir que todos comentários que eu fiz anteriormente fossem apagados… Comentei várias vezes e gostaria qe meus comentáriso não tivessem mais publicados… Seriam os comentários de número 7,10,11,18 e 28. inclusive esse, muito obrigada pela atenção

  34. Concordo com a Helly!! Vejo que a Corte é algo que visa o respeito entre o casal que deseja se enamorar…. mas é um pouco complicado quando a pessoa não é de dentro da igreja…Se Deus fez o homem para ter uma companheira e juntos constituir uma familia temente a Deus,pq eles tem que ser da mesma igreja?? Será que não existirá amor entre pessoas com credo religioso diferente??Se o casal está junto ou quer estar junto, é conhecendo como cada um é no seu intimo e em seu circulos de amizades! Só assim ele saberá realmente se quer ou não continuar a vida toda com a pessoa escolhida.

    • mas olha só… sobre o comentário anterior, CORTE seria
      o certo, agora namorar com um INCRÉDULO não ten problema?
      contardiz a questão, por isso que cada relacionamento
      deve ser conduzido por Deus na forma que cada um o busca,
      sempre vizando principios. Pense comigo: Vc não beija, mas
      namoraria um incrédulo por ex: o que vc acha que poderia
      ser destruidor de um casamento, por que casando com um
      incrédulo vc já está sem principios, agora se beija seu
      namorado mas o coração de vcs é voltado p/ Cristo vc será
      abençoado. Eu orei pelo meu noivo 10 meses, depois
      assumimos um compromisso no qual podemos então chamar de corte que permaneceu 5 meses sem beijo, então começamos a namorar, namoro de 1 ano, estamos noivos e casaremos ano
      que vem e temos entendido que relacionamnto santo não é
      feito de “regras” e que cada pessoa é diferente, mas
      precisamos buscar SIM! Sempre a vonatde de Deus para um
      relacionamnto bem estruturado em CRISTO.
      Deus abençoe a todos.

  35. Pastor Jeff! Admiro sua ousadia em expor sua vida em detalhes como uma forma de orientar e judar outras pessoas, mas com todo respeito, você deveria abrir seu coração para outra visão, sabendo que aconteceu com vc, mas as pessoas são diferentes, mesmo que os princípios são os mesmos. Não quero de forma nenhuma julga-ló, mas se buscasse entender que suas palavras são fortes e duras e podem destruir vidas ao invéz de ajuda-lás, pois li sua história e se olharmos bem afundo, não foi o BEIJO que trouxe todos aqueles problemas para o seu casamento, pois um relacionamento é muito mais do que isso, vc recem tinha se convertido, não entedia a palavra e os princípios cristãos, vc olhou em primeiro lugar para a beleza de sua esposa e ela o aceitou tão de pressa, vc fala de ser amigo até casar ou que foi amigo até casar, mas violou o que não éra para antes do casamento, mesmo que não tenha tido relações sexuais, então eu te pergunto: SERÁ QUE REAlMENTE FOI O BEIJO? Vc se prendeu em algo que viveu e agora generaliza os relacionamentos julgando quem namora, como se o namoro fosse uma prostituição só por que vc viveu assim? ter um relacionamento mesmo sendo Cristãos nos faz decidir esperar, mas não quer dizer que sendo amigos estamos livres de pecar, de ter dificuldades, o que devemos SIM é não nos conformar com qualquer relacionamento, viver trocando de parceiros para ver o que vai dar, ficar com um aqui outro ali, não ter motivação correta para iniciar um namoro que é o casamento, devemos buscar princípios, santidade, direção de Deus para juntos construirmos um casamento bem alicerçado, onde existe amor, perdão, companheirismo, fidelidade, transparência onde um pode contar com o outro em todo tempo. Não sou ninguém para te falar algo, mas no que vejo no contesto todo o relacionamnto de vcs começou errado, no tempo errado, com motivação errada, afinal vc só via a beleza dela… o que precisa é que vcs se perdoem e parem de carregar isso pro resto da vida, todos somos falhos e quando recebemos perdão Deus derrama muito mais de sua benção, pois ele tras restauração, ele conhece os corações, não importa sua luta, sua dificuldade, quantas vezes tenha pecado ele é que conhece todas as coisas. Eu orei meses antes de ter um relacionamnto, permaneci em amizade, depois namoro, noivado e agora estamos casados, erramos muito durante o tempo de solteiro, assim como com auxilio de Cristo acertamos tmbm, tivemos dificuldades, assim como vitórias, pecamos, mas pecado não é só na área sexual, mas aperndemos muito e na graça de Deus, hoje entendo que podemos colher frutos mals SIM quando queremos viver de qualquer jeito, agora pecar, errar não quer dizer que sofrerei para sempre com aquilo, que é o que parece que vc faz com o que aconteceu na sua vida de solteiro, vc assusta as pessoas, tras algo que se torna peso. Agora tmbm colherá frutos bons, de escolhas, mas sempre baseadas na verdade e posso dizer que aprendi muito com tudo que passei, testemunho, mas isso não me da o direito de dizer para as pessoas que se elas não forem amigas com compromisso antes de namorar eleas estão pecando só por que para mim foi assim, Deus é Deus e ele faz como lhe apráz… Vc pode estar com isso a anos, mas te pesso que ore e abra seu coração.

  36. NÃO CONCORDO!!! é um tremendo exagero elaborado pelo Pastor Jeff! O que a bíblia fala??? (Gálatas 5:17) – Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. >>>> A bíblia também fala que Jesus foi levado ao deserto para ser tentado.. e lá ele mandou o Diabo embora! Ou seja.. as tentações existem, mas não somos obrigados a cair nelas.. não é pq vamos beijar que vamos fazer SEXO fora do casamento.. o ESPÍRITO luta contra os desejos da carne.. é só ORAR, pra não cair..

    No mundo em que estamos é quase impossivel ter um CASAMENTO próspero sem namorar antes.. até por que namorando vc vai mais na casa do namorado, conhece a família, como ele haje com seus pais, com seus irmãos, com seus amigos e amigas .. faz e participa de coisas que como amigo você nunca poderia exercer ou conhecer!!!

    Por isso tantos casamentos, ou ajuntamentos não duram muito!!! Fazem tudo logo, sem se conhecer, pra poderem beijar e fazer sexo!!!

    E tem mais.. Pastor Jaff.. vc não achou na biblia um lugar que fala que namoro é CERTO.. mas tbm não acho um lugar onde fale que é ERRADO.. TE DESAFIO.. PROVE COM A PALAVRA DE DEUS e não COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.. as suas teorias..

    E tem mais!!!!! Que tipo de Pastor você é?? pra se dirigir as pessoas com tais palavras: (“Oh! Você pediu permissão aos pais dela?” Permissão pra que? Permissão para beijar e TRAÇAR A LÍNGUA com a filha deles? Permissão pra PASSAR A MÃO NOS SEIOS dela? Permissão para…? Está entendendo?) nimguéem tá falando de CASAMENTO .. estamos falando de namoro.. um namoro saudável e vc exagerou pastor! Deveria ensinar como namorar corretamente e não detalhes do casamento!!! Como mexer nos seios.. mas claro.. como vc vai querer ensinar algo de namoro se LOGO CASOU?? nem namorou.. e não é pq fez assim que os outros são obrigados a ceder a SEUS mandamentos.. A BÍBLIA fala que fazer SEXO fora do casamento é errado, ENGANAR, ENROLAR.. pessoas é errado.. MAS conhecer.. beijar.. NÃO.. pra começar atée cita versículos onde pessoas se cumprimentam com um beijo na bochecha!! e pq seria errado um beijo na boca entre pessoas que estão se conhcendo???

    SE FOR TENTAR ensinar.. não ensine heresias! Não fale sem ter certeza.. cada conselho seu.. pode interferir NUMA VIDA!

    Tem mais.. acha que jovens, vendo o que veem na TV, JORNAL, REvista.. vão se aguentar sem dar um selinho??? Se seguirem seus conselhos, vai ter adolescentes casando cedo, bem novos, perdendo de sua juventude.. tudo pra poder ter o prazer de UM BEIJO..

    Explicação dos versículos usados pelo Pastor Jaff:
    2 Timóteo 2:22, “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”
    _ as paixões que estão sendo referidas no texto, que nós jovens devemos fugir.. é o PECADO!!! é só se perguntar.. o que é pecado??? sexo fora do casamento (((I Corintios 7:9) – Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.)))
    , se embebedar, se drogar, matar, roubar, não respeitar a Deus, não viver em santidade… etc etc… Fujaa daquilo que te faça cair no pecado! Mas beijar, não faz cair no pecado!!! E se sente fraqueza em alguns pontos, ore a Deus… pra que o Espírito Santo Dele, te ajude a não cair..

    Romanos 6:12; “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões.”
    _ Paixões da carne.. é todo o tipo de pecado.. não se refere apenas ao sexo fora do casamento.. tenha cuidado com todos os tipos de pecado.. e Deus só falou que certas coisas eram pecado, pq elas trazem consequencias pra tua vida, CEDO ou TARDE!!
    _ Por exemplo, o sexo vai além de prazer.. ele é uma ligação espiritual de duas pessoas, onde elas se tornam uma só.. vc quer se tornar UM só.. com alguém estranho?? ou alguém que não te RESPEITA?? pense bem.. sexo é ligação de emoçoes e espiritual que te prende a pessoa!

    Precisando de algoo galeeraaa.. é só add no msn marilivadr@hotmail.com

  37. Não acho que todos os namoros sejam da forma como o pastor fala…O namoro é o tempo que antecede o casamento, tempo de oração entre o “casal”, de conhecimento e de grande amizade! Acho que mesmo no namoro o casal deve ser mais amigo que namorados, mas há as limitações que o casal como sendo cristãos sabe quais são…

    Que Deus abençoe todos os namorados, que nós tenhamos um namoro santo!

    • o maluco ja que nimgem consegui prova na biblia que o namoro foi deus quem criou me prove tb que foi o diabo p problema da humanidade e esse entregar tudo ao diabo deus disse que a terra e tudo que a nela pertençe a ele ei psiu quando inventaram a televisão alguns crentes disseram criaram um aparelho que trz a imagem do diabo isso e coisa do capeta sabe o que ele fez automaticamente disse pra deus olha eu num pedi nada foi eles que me deram do mesmo jeito somos nos a biblia fala que td que colocarmos a mão sera nosso por herança temos que para de darmos td ao diabo quanto ao beijo namoro cristão etc. tem coisa muito mais importantes para nos preucuparmos tipo os jovens que estão morrendo nas drogas olhha a palavra diz conhecereis a verdade ele vos libertrara se um casal cristão peca vc n podi fazer nada a não ser ajuda a levanta com as orações se caboco conheci a verdade e peca ele num tem e vergonha na cara n existe nem pecadinho nem pecadão td e pecado quando vc briga com sua esposa vc acha que e o que santidade logico não pecado não e o que entra na sua boca mais sim o que sai lembrando que a salvação e individual e claro podemos ensinar a andar no caminho certo e para jovens que estão pensando na namorada de outra forma(sexo) toma vergonha na cra vc vai a um daqueles que jesus vai dizer apartai-vos de mim por que não vos conheço vos que praticam tal inicuidade e moças se ele não te respeita não te ama de verdade cai fora e latada para todos a crane e fraca mais pecado não vitamina ta ok deus abençoe a todos vão me perdoando so para que saibam e porque sou assembleiano disculpem pelas as palavras so digO O QUE O ESPIRITO SANTO ME DIZ!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    • o maluco ja que nimgem consegui prova na biblia que o namoro foi deus quem criou, me prove tb que foi o diabo p problema da humanidade e esse entregar tudo ao diabo deus disse que a terra e tudo que a nela pertençe a ele ei psiu quando inventaram a televisão alguns crentes disseram criaram um aparelho que traz a imagem do diabo isso e coisa do capeta sabe o que ele fez automaticamente, disse pra deus olha eu num pedi nada foi eles que me deram do mesmo jeito somos nos a biblia fala que td que colocarmos a mão sera nosso por herança. Temos que para de darmos td ao diabo, quanto ao beijo namoro cristão etc. tem coisa muito mais importantes para nos preucuparmos tipo os jovens que estão morrendo nas drogas olha a palavra diz conhecereis a verdade ela vos libertrara se um casal cristão peca vc n podi fazer nada a não ser ajuda a levanta com as orações. Se caboco conheci a verdade e peca ele num tem e vergonha na cara n existe nem pecadinho nem pecadão td e pecado quando vc briga com sua esposa vc acha que e o que santidade logico não, pecado não e o que entra na sua boca mais do coração assim disse JESUS lembrando que a salvação e individual e claro podemos ensinar a andar no caminho certo e para OS JONENS(rapazes) que estão pensando na namorada de outra forma(sexo) toma vergonha na cara vc vai a um daqueles que jesus vai dizer apartai-vos de mim por que não vos conheço vos que praticam tal inicuidade, E PRA SA MOÇAS se ele não te respeita não te ama de verdade cai fora e latada, E PARA TODOS a carne e fraca mais pecado não vitamina ta ok deus abençõe a todos vão me perdoando so para que saibam e porque sou assembleiano disculpem pelas as palavras so digo O QUE O ESPIRITO SANTO ME DIZ!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: